Pesquisadores |
Biodatas |
Pesquisas desenvolvidas ou em andamento |
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Rosângela Ívina Araújo dos SantosMestranda |
Possui graduação Licenciatura em Letras com habilitação em Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino ( POSENSINO) e é professora temporária de Libras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros escolarizados, oralidade e ensino. É membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens de Internet (GLINET). | A oralidade na BNCC do Ensino Médio: uma análise sobre as habilidades e as práticas docentes para o ensino da língua oral | ||
Francisco Ebson Gomes-SousaMestre |
Possui graduação em Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018), Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2013), Especialização em Libras pela Faculdade de Arujá (2015), Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professor e tradutor/intérprete de Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e Grupo de Pesquisa em Oralidade e Letramentos (ORALE), atua principalmente nos seguintes temas: multiletramentos, tecnologias digitais, ensino de língua estrangeira, português para surdos, educação de surdos e Libras. |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos como L2: o whatsapp na aprendizagem; Ensino de libras como língua adicional e língua materna; Redes sociais e multiletramentos: facebook e a aprendizagem da LIBRAS por ouvintes e outros. | ||
Isadora Oliveira do NascimentoMestranda |
Técnica em Informática formada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN). Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Ensino (POSENSINO – IFRN/UERN/UFERSA). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET. Assistente em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
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Pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua portuguesa: uma análise de design e elementos discursivos em fake news políticas |
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Leiliane Aquino NoronhaMestra |
Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE/FAFIDAM) e Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) em associação ampla com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens e Internet (GLINET), ambos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
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A oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma análise sobre propostas de aplicabilidade | ||
Tárcia Tamária da Costa SilvaMestranda |
Graduada em Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2019). Atualmente aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Atua como professora/intérprete de Libras na SEEC/RN e como professora de Libras na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Tem experiência na área de Linguística, atuando nos seguintes temas: Sites de Redes Sociais e ensino, gêneros e multiletramentos. É membro dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE) e Linguagens de Internet (GLINET). | Sites de rede social e multiletramentos: o ensino de libras no Instagram | ||
Polianny Ágne de Freitas NegócioMestra |
Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE), nos quais desenvolve pesquisas sobre letramentos, letramentos digitais e tecnologias digitais no ensino.
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Letramentos Digitais e Ensino: Uma análise a partir da Olimpíada Nacional em História do Brasil | ||
Erika Guimarães de OliveiraMestra |
Graduada em Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2004). Mestra em Ensino de Línguas e Artes, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO (2019), uma associação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras- Linguística e Ensino, desenvolvendo pesquisas sobre: ensino de língua portuguesa, multiletramentos, multimodalidade, letramento crítico, tecnologias digitais e memes.
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Atividades Interativas de Leitura em Aulas de Língua Materna; Letramento Crítico Multimodal no ensino de Língua Portuguesa: Investigando os memes compartilhados no facebook. | ||
Valdenízia da Conceição BezerraMestranda |
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestranda em Ensino (POSENSINO – IFRN/UERN/UFERSA). Integrante dos Grupos de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET e Letramentos e ensino (ORALE). Atua como professora polivalente na SEEC/RN.
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O gênero documentário como produção autoral do aluno do ensino fundamental: uma análise dos elementos multimodais e o uso das tecnologias. |
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Edson Gomes Ferreira JuniorMestre |
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2015). Especialista em Educação Interdisciplinar – UFERSA (2017). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (2020), em associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Integrante dos Grupos de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE e Linguagens e Internet – GLINET. Professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Mossoró, RN.
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A base nacional comum curricular e suas implicações para o ensino da oralidade no ensino fundamental – anos finais. |
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Juliana Gurgel SoaresMestra |
Mestra em Ensino pelo programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO, associação entre UFERSA, IFRN E UERN (2018). Especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (2016). Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (2015). Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE. Pesquisa principalmente sobre oralidade e argumentação.
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O ensino da oralidade a partir da argumentação no gênero debate. | ||
Débora Andreza de Oliveira LisboaGraduanda |
Graduanda do curso de Letras-Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE); Bolsista PIBIC pelo CNPq; Desenvolve pesquisas a cerca de gêneros orais em busca de metodologias de ensino e critérios avaliativos para os mesmos.
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O gênero seminário em cursos de graduação: metodologias de ensino e critérios de avaliação; O gênero exposição oral como objeto de ensino na educação básica; Ensino da oralidade por meio de gêneros orais: análise de documentos oficiais e de práticas docentes. |
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Marília Bezerra da CostaGraduanda |
Graduanda do curso de Letras-Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). |
As características genéricas das entrevistas e suas especificidades.
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Francisco Mailson de Lima SilvaGraduando |
Graduando em licenciatura Letras-Português e suas respectivas literaturas (UFERSA), onde atuou como aluno coordenador de projetos de extensão voltados ao Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. É membro do grupo de pesquisa “Oralidade, Letramentos e Ensino “ORALE/UFERSA)” e, recentemente, membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
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João Batista Neves FerreiraDoutorando |
Mestre em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialização em Libras pela UESSBA – Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia, Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa (2012), aprovado no Programa Nacional para Certificado de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira – PROLIBRAS – Nível Médio (2007). Possui curso de Formação de Instrutor de Libras pela FUNAD – Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET. Atualmente é professor do magistério superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, com vasta experiência na área de Letras-Libras, Licenciatura, coordenação, direção e tutoria atuando principalmente nos seguintes temas: surdo, aquisição e desenvolvimento da linguagem, libras e gestos, letramento visual, material didático, teatro, metodologia de ensino de Libras como L1 para alunos surdos e L2 para alunos ouvintes, qualidade de vida, escola, bilíngue, Libras.
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Letramento Visual no ensino da Libras: uma abordagem multimodal para surdos. | ||
Dianna Paula Pinto MoreiraMestranda |
Graduada em Letras-Português pela UERN (2016). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2018). Aluna Regular da Pós-Graduação em Ensino (associação UERN, UFERSA e IFRN). Professora Permanente da Secretaria do Estado Educação, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE).
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Estudo da Oralidade mediante gêneros digitais orais | ||
Marília Daniela Pereira LinoGraduanda
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Graduanda no curso de Letras-Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). | |||
Andressa Graziele Moura da SilvaGraduanda
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Graduanda no curso de Letras-Português pela Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro do grupo Oralidade, Letramento e Ensino (ORALE). | Gênero Debate: Um estudo sobre seus tipos e suas respectivas diferenças | ||
Agápito Pereira Tôrres NetoMestre |
Licenciado em Letras – Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela UERN (2009) e mestre em Ensino de Línguas e Artes (Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, associação ampla UERN/UFERSA/IFRN (2019)). Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagens e Internet (GLINET) e Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Multiletramentos, Livros Didáticos, Ensino Médio.
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Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio. |
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Stephanie Silva DantasMestranda |
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino(POSENSINO) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Universidade Federal do Semi-Árido/UFERSA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Integrante do Grupo de Pesquisa oralidade, letramento e ensino/ORALE. Especialização em Leitura e Produção de Textos pela UERN. Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, também pela UERN. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Educação Básica do Estado do Ceará. Tem interesse em estudos sobre Leitura, Produção de Textos, Práticas de Letramentos, Gêneros Orais e Ensino da Oralidade.
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A base nacional comum curricular e o ensino da oralidade: proposta de atividades para o ensino dos elementos da oralidade. | ||
Leiliane Nogueira SantiagoMestra |
Graduada em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) uma associação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do grupo de Pesquisas Linguagens e Internet (GLINET) e do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da educação básica pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica e ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: multiletramentos, multimodalidade, letramento crítico e ensino de língua portuguesa.
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Letramento Crítico Multimodal no ensino de língua portuguesa a partir de tiras; Multiletramentos e ensino de língua portuguesa. | ||
Rafaele Ramona Rodrigues de OliveiraGraduanda
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Graduanda do Curso de Licenciatura plena em Letras Libras, com habilitação em língua brasileira de sinais(LIBRAS) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA). Possui Curso técnico em Tradução/Interpretação em Libras, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA), Campus Caraúbas Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramento e Ensino (ORALE). Atualmente é tradutora intérprete de Libras na UFERSA e professora particular de libras. Tem experiência na área de Letras com ênfase em libras. |